A 27ª. Corrida da Nau está de volta a 25 de setembro. Organizada pela Associação Desportiva os Rompe Solas e a EventSport, a prova tem como objetivo estimular a prática desportiva como elemento de promoção da saúde e da qualidade de vida.
Prova
A prova contempla uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, com partida às 10h00, junto à Nau Quinhentista, em Vila do Conde. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vila do Conde, bem como da Associação de Atletismo do Porto e o Conselho Regional de Arbitragem da AAP.
A Corrida da Nau acontece desde 1993, quando Os Rompe Solas se propuseram realizar uma corrida num cenário incomparável, que se viria a tornar uma referência no mundo das corridas populares em Portugal.
Aurora Cunha é novamente madrinha da 27ª Corrida da Nau, nascida a 31 de maio de 1959 numa vila chamada Ronfe, pertencente ao concelho de Guimarães. É uma atleta portuguesa que se destacou principalmente no Futebol Clube do Porto nas modalidades de corta-mato, meio-fundo e fundo.
A partida e chegada da 27ª Corrida da Nau é junto à Nau Quinhentista, um ex-líbris da cidade de Vila do Conde. Esta é uma réplica de uma nau portuguesa da Carreira da Índia, do início do século XVI. A construção desta embarcação seguiu investigações científicas do Almirante Rogério d’Oliveira. Assim como o conhecimento ancestral dos carpinteiros e calafates dos estaleiros vilacondenses que se encontram mesmo ali pertinho, na outra margem do Ave.
Haverá também prémios individuais (Troféus) que serão atribuídos aos 3 primeiros classificados de cada escalão, Seniores M/F, VET 35 M/F, VET 40 M/F, VET 45 M/F, VET 50 M/F, VET 55 M/F, VET 60 M/F, VET 65 M/F e as três melhores equipas também serão premiadas com um troféu.
A equipa mais numerosa do evento também terá um troféu.
Todos os participantes têm direito a Medalha de Participação, T-Shirt Técnica, Dorsal, Água Vitalis, Seguro Desportivo, Diploma de Participação, Massagem e assistência médica do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.