O cálcio é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo que se encontra mais presente nos ossos e nos dentes. Desta forma, a sua principal função é o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes, sendo ainda essencial para a coagulação sanguínea, a contração muscular e a transmissão de impulsos nervosos, segundo as informações divulgadas pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).
Ainda que a dose diária recomendada de cálcio varie consoante a idade, as necessidades do próprio organismo ou os hábitos de vida, o consumo de alimentos ricos neste mineral é essencial. Para um adulto, a dose recomendada é de 1000mg. Segundo o PNPAS, este mineral tem uma maior capacidade de ser absorvido aquando um bom aporte de vitamina D no organismo – conheça aqui os benefícios da vitamina D para organismo e os alimentos a privilegiar.
O cálcio é essencial em todas as fases de vida, sendo ainda mais importante na infância, altura em que as necessidades são maiores. Com o tempo, estas vão decrescendo, mas ainda assim quando o aporte é inferior às necessidades vitais do organismo, as consequências atuam ao nível da fraqueza dos ossos e dos dentes, que ao se tornarem mais frágeis estão mais propícios a fraturas e lesões.
Ainda que os produtos láteos sejam os grandes fornecedores deste mineral, há uma série de alimentos nos quais encontramos um excelente aporte. É o caso dos vegetais (principalmente de folhas verde-escuras), frutos secos e leguminosas.
Alimentos ricos em cálcio:
- Nozes, amêndoas, castanha-do-pará
- Espinafres, agrião, brócolos
- Sementes de linhaça
- Manjericão
- Grão-de-bico
- Tofu