Ainda há muita especulação em torno dos sumos detox, mais concretamente, quanto aos seus benefícios ou malefícios para a saúde, pelo que é importante entender a veracidade de certas afirmações. Para tal, vamos responder a sete questões que, por norma, geram maior curiosidade sobre os sumos detox.
Desintoxicam o organismo? Mito!
A desintoxicação do organismo é feita naturalmente pelo fígado e rins. Não existem alimentos capazes de eliminar toxinas e impurezas do nosso corpo.
São saudáveis? Verdade!
De uma forma geral, são ricos em fibras, vitaminas e minerais e se tiverem uma base de hortícolas, em vez de frutas, melhor ainda, pois não têm tanto açúcar (frutose).
Emagrecem? Mito!
Nenhum alimento tem a capacidade de fazer perder massa gorda. O emagrecimento só se verifica quando a quantidade de calorias ingeridas é inferior às calorias gastas ao longo do dia.
Podem ser bebidos indiscriminadamente? Mito!
A bebida de eleição deve ser sempre a água. Esta é a bebida que está no centro da Roda da Alimentação. Apesar das frutas e dos hortícolas estarem presentes também na Roda e fazerem parte de um dos maiores grupos, significa que podemos comer alguma quantidade, mas, como em qualquer situação, convém não exagerar.
Substituem uma refeição? Mito!
A composição dos sumos detox não tem na sua composição todos os macronutrientes em quantidade adequada para substituir uma refeição principal. Contudo, são uma ótima opção para complemento, principalmente se a base for de hortícolas.
Regulam o trânsito intestinal? Verdade!
O facto de serem ricos em hortícolas faz com que sejam ricos em fibra e água e, como tal, contribuem para conseguir regular o trânsito intestinal.
As crianças e as grávidas não podem beber estes sumos? Mito!
Desde que feitos corretamente, os dois grupos podem consumir estes sumos. Muitas vezes, pode ser uma boa estratégia para se conseguir que as crianças comam frutas e legumes e, no caso das grávidas, pode ser uma forma de ajudar ao correto funcionamento intestinal, pois têm mais fibra e água.