A Trinca Bio é uma marca nacional de produção de snacks totalmente biológicos e sem glúten, oferendo alternativas mais saudáveis e conscientes. Sem açucares refinados ou aditivos, todos os produtos são feitos de forma manual para que nada comprometa a qualidade dos ingredientes, garantindo que a produção é o mais sustentável possível.
Nenhum produto da marca contém glúten na sua composição, pelo que qualquer celíaco ou intolerante a essa proteína pode consumir os snacks da Trinca Bio com segurança. Da loja online, o projeto expandiu e permitiu criar uma loja física de venda de produtos, assim como um espaço onde são dinamizados vários workshops, entre outras iniciativas.
Para conhecermos melhor este projeto, falamos com Lia Fernandes, fundadora da marca, que desde 2012 nos presenteia com uma vasta gama de opções verdadeiramente mais benéficas para a saúde. Conheça-as!
Imagens © DR
Como é que nasceu a Trinca Bio? O que é que motivou a criar uma marca de snacks saudáveis?
A Trinca nasceu em 2012, fruto do nascimento do nosso primeiro filho, que nasceu com alguns problemas de pele e, face à previsão de que poderiam evoluir para problemas respiratórios mais tarde, começámos desde logo a investigar o que poderia ser feito a nível alimentar para tentar evitar a evolução da doença ou pelo menos, atenuá-la. Com as mudanças na nossa dieta, um dos maiores problemas eram os snacks. Evitando os açúcares refinados, os óleos processados e o glúten, tornava-se muito difícil comprar qualquer tipo de “petisco” na rua. E assim começaram as experiências na cozinha. Um dia surge a oportunidade de participar numa feira perto de casa e dediquei-me a fazer embalagens bonitas, criar um logótipo e produzir algumas das receitas que já faziam parte do nosso novo menu. Uma delas era a granola, a quem o meu marido chamava amorosamente de “alpista”. Se hoje é um produto popular, há sete anos, a maior parte das pessoas não estava nada familiarizada com o conceito.
Depressa, o que começou como uma brincadeira passou a um negócio e abandonei o meu trabalho como diretora criativa para me entregar à Trinca, sempre com o meu marido a apoiar-me no projeto. Hoje estamos os dois a dirigir a empresa em full-time e somos cinco pessoas ao todo, levando para a Trinca o que temos de melhor, todos os dias. Para nós, as pessoas contam muito. E para que todo o amor e cuidado pelos nossos produtos possa ser constante, cultivamos a construção de uma equipa que se apoia e se eleva, além de trabalhar para nunca desiludir as expectativas dos nossos clientes.
Como é feita a produção dos snacks? Que cuidados têm em consideração na hora de os produzir?
A produção é muito manual e a mão humana é muito importante, porque ao trabalhar com agricultura biológica nem sempre as sementes são do mesmo tamanho, nem o açúcar de coco é igual. Fazemos questão de provar os ingredientes para manter o patamar de qualidade por que sempre nos pautamos e de ter uma equipa bem treinada para provar todas as fornadas e detetar qualquer problema. Além disso, ainda que saibamos que hoje é um cliché, a energia positiva da nossa cozinha é contagiante, para nós e quem nos visita, e acreditamos que também passa para tudo o que fazemos. Este trabalho de construir uma “família”, juntamente com o facto de usarmos um teor altíssimo de frutos secos, fruta desidratada e sementes, distingue-nos de todas as outras marcas no mercado. Usamos apenas 30% de cereal na maior parte das nossas granolas quando o normal no mercado é usar 70%. Esta forma de produzir origina um produto muito mais saboroso, mas também saciante. Uma dose mais pequena que o habitual (aconselhamos cerca de 40g) é extremamente nutritiva. Adoçamos os nossos produtos com açúcar de coco e usamos apenas gorduras estáveis como o azeite e o óleo de coco. Desde o nosso início que temos certificação biológica e somos também uma produção isenta de glúten.
O que podemos encontrar na Loja Biológica?
Além de produtores bio, abrimos em 2017 a nossa Loja Biológica e A Cozinha — Escola de Sustentabilidade e Alimentação Nutritiva. Na loja disponibilizamos exclusivamente produtos biológicos e temos os ingredientes da nossa granola vendidos a granel. Há, ainda, produtos de cosmética, leguminosas e cereais, produtos de incentivo à redução do plástico, snacks, entre outros. É uma mercearia bastante completa e dá um bom apoio à nossa escola, onde regularmente têm lugar workshops, cursos, exibição de documentários, entre outras iniciativas. Sempre no sentido de informar a população local sobre alternativas de vida mais saudáveis.
O que é que procuram, essencialmente, oferecer e disponibilizar aos vossos clientes?
Procuramos nunca fugir do nosso objetivo inicial: trabalhar no nível de qualidade que exigimos para a nossa própria casa. Para nós, a alimentação é muito importante, seja incentivando os momentos em família, ajudando a manter os nossos níveis de energia e saúde e até contribuindo para um mundo mais sustentável, se falarmos no consumo biológico. Procuramos oferecer aos nossos clientes produtos realmente bons. Que além de saudáveis nos saibam bem… porque já sabemos que comer tem de ser um momento de prazer.
Para os próximos tempos, que produtos também gostavam de ter disponíveis ou que iniciativas procuram ainda desenvolver?
Temos novas linhas de produto em desenvolvimento e gostávamos muito de avançar com elas em 2020. Gostaríamos ainda de lançar dois novos sabores de granola. Durante dois anos estudámos alternativas ao plástico, tentámos perceber como funciona a reciclagem, falámos com produtores de papel, cola, tintas, gráficas, etc. No final de outubro lançamos, finalmente, a nossa nova imagem, mais alinhada com o que fazemos e com uma grande vitória: uma embalagem sustentável que nos ajuda a dar mais um passo no sentido de melhorar o contributo da nossa marca para o planeta. O novo formato inclui uma caixa em cartão produzido a partir de pasta de papel feita de forma responsável (PEFC), impressa com tintas de base vegetal sem petróleo e sem revestimentos, de forma a que seja totalmente reciclável. O saco no interior, que acondiciona a nossa granola, é totalmente compostável em ambiente doméstico. Estamos muito satisfeitos com o resultado, porque além de termos atingido o nosso objetivo de desenvolver uma embalagem sustentável, temos ainda uma caixinha linda que vai decorar as prateleiras das despensas dos nossos clientes. A granola continua deliciosa como sempre, já que não alterámos as receitas.
Maria Inês Neto
Editora
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