Uma alimentação saudável melhora o equilíbrio do nosso corpo, reforça o sistema imunitário, aumenta os níveis de energia e ajuda a melhorar até um estado depressivo.
A ingestão de fruta e legumes é importante, assim como a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, como o pão, cereais, leguminosas (feijão, grão, ervilha, fava, lentilha), massa, arroz e batata. A prescrição de um plano alimentar é importante, de modo a gerir a distribuição, a seleção, a combinação e as quantidades dos diferentes alimentos.
Devemos evitar:
Deve-se evitar, por outro lado, a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas, assim como um consumo excessivo de proteína. O consumo de álcool, café e refrigerantes também não é aconselhável.
A melhoria do nosso estado emocional completa-se com a prática regular de exercício físico. Reforço que o acompanhamento em consultas de psicologia é indispensável para que possa identificar com profissional da área as causas e saiba como definir estratégias para reduzir os sintomas e recuperar o equilíbrio psicológico e físico.
Artigo escrito por Teresa Campos, nutricionista na clínica Nutrémia.
Teresa Campos, nutricionista na Nutrémia
A Nutrémia é uma clínica de nutrição situada em Braga. Conheça todos os serviços no website da clínica.
previous post
Está a chegar a maratona mais bela e dura do mundo
next post