Texto: Inês Rodrigues
Com a chegada do outono, preparamos um roteiro agradável por locais que merecem mesmo ser descobertos.
Deixamos algumas sugestões saborosas espalhadas por Portugal que mostram que para se ter cuidado com a alimentação não é preciso deixar de comer, mas antes saber o que comer.
Nordico Coffee Shop (Braga)
Um espaço acolhedor com uma seleção de snacks saudáveis e um serviço de café especializado, com um cunho pessoal e individualizado. Podemos encontrar tostas e bagels recheados com salmão fumado, bacon, ovos ou presunto e as famosas taças de cereais com fruta a acompanhar e iogurte. Sugestões sempre frescas, feitas na hora e saudáveis. Ver aqui.
Gomásio – Restaurante Macrobiótico (Guimarães)
O Gomásio é um espaço acolhedor, onde pode desfrutar de uma refeição nutritiva e saborosa, 100% vegetal, confecionada com os melhores produtos biológicos e locais. Ver aqui.
Goji Brunch (Guimarães)
No Goji o brunch é quem manda, a qualquer hora do dia, com pratos que primam pela apresentação e o sabor. Ao almoço há sempre um prato do dia, que vai variando a cada quatro semanas, e inclui folhado de aves, lasanha de atum ou até hambúrgueres de novilho. Ver aqui.
Saladas+ (Aveiro)
Um restaurante de culinária saudável com um conceito inovador de menus rápidos e personalizados para quem aprecia pratos orgânicos, frescos e naturais. As opções são variadas, desde saladas, quiches, sandes, sumos especiais, sopas e sobremesas, com opções sem glúten e sem lactose. O ambiente é agradável e acolhedor para quem procura um lugar especial no centro de Aveiro. Ver aqui.
Fava Tonka (Leça da Palmeira)
O Fava Tonka é um lugar de comida natural com respeito pelo produto, onde se enaltece e respeita a sazonalidade. Através de uma maior aproximação ao produto, o conceito promove um verdadeiro regresso às origens, através das sensações, fechando o ciclo da matéria prima com uma ligação chegada ao produtor e ao produto. Ver aqui.
Zenith Brunch & Cocktails (Porto e Lisboa)
Com opções para todos os gostos, as alternativas saudáveis de saladas fazem balançar o coração. Há a salada de frango, a de salmão e a vegan, onde se une umaa base de alface e batata doce, pimentos refogados, tomate seco, abacate e ovo escalfado. O brunch é servido todos os dias e é o cliente quem escolhe o que quer comer — não existe um menu pré-feito. Taças de açaí, iogurte com granola, sumos naturais e smoothies são algumas das várias opções. Ver aqui.
Organi Chiado (Lisboa)
O menu muda todos os dias, onde os legumes, o peixe e o marisco são os ingredientes principais sem qualquer grão de açúcar refinado ou carne. Na carta também não há refrigerantes, só sumos naturais, chás e vinhos biológicos. Ver aqui.
O Nicolau (Lisboa)
Este espaço é um fenómeno e a culpa é, em parte, do cão-salsicha de lacinho ao pescoço e fato de veludo que é a mascote do restaurante da Baixa. A lista tem tudo o que de mais saudável pode sair de uma cozinha, desde saladas, ovos, wraps, tapiocas, panquecas, taças de iogurte e açaí com granola, papas de aveia com mel, húmus e outras opções mais leves e saudáveis. Ver aqui.
daTerra (Lisboa, Porto, Aveiro e Viseu)
daTerra é a primeira marca de restaurantes vegetarianos em Portugal. Com os melhores vegetais, cereais, leguminosas e outros alimentos da terra, o daTerra é um restaurante vegan que serve refeições tão saudáveis quanto deliciosas. Os produtos são sempre frescos, para garantir que cada refeição seja sempre um prazer saudável. Ver aqui.