A água tem um papel fundamental à vida e representa cerca de 75% do peso corporal à nascença, decrescendo esta proporção, à medida que a idade avança. Desempenha várias funções essenciais tais como:
- Transporte de nutrientes
- Eliminação dos resíduos e toxinas desnecessários através da urina
- Regulação da temperatura corporal pela perda de suor
- Lubrificação e proteção das articulações
- Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor
- Regulação do trânsito intestinal
No mínimo, devem ser ingeridos entre 1,5L/dia para mulheres e 1,9L/dia para homens de água, logo, se pratica qualquer tipo de atividade física ou quando os dias estão mais quentes, estes valores devem ser ultrapassados.
O nosso organismo manifesta uma série de sinais e sintomas quando estamos desidratados. A desidratação ocorre quando 1% ou mais de perda de massa corporal se verifica devido apenas à perda de fluídos. A desidratação que resulta em perda de massa corporal de 2%, ou mais, pode dar origem a um mau funcionamento da função cognitiva, desempenho físico reduzido, dores de cabeça e sintomas de fadiga. A longo prazo, há evidências que sugerem que a desidratação leve crónica está associada ao aumento do risco de várias patologias, incluindo obstipação, infeções do trato urinário, hipertensão, doença coronária e derrames.
Um dos sinais mais frequente de desidratação é a sede. Quando estamos com sede já nos encontramos desidratados e, por este motivo, devemos antecipar esta sensação. Como? Simples, devemos ir bebendo água ao longo do dia. Infelizmente, para muitas pessoas, o simples ato de beber água é um sacrifício e, consequentemente, ingerem muito menos quantidade de água que aquela que necessitam.
Para aumentar o consumo diário de água existem alguns truques que podemos pôr em prática:
Beber um copo de água ao acordar. Desta forma cria-se o hábito de beber um copo de água cheio logo pela manhã para começar bem o dia.
Levar água para todo o lado, para ter água sempre acessível. Levar diariamente uma garrafa de água, na mala/mochila ou ter uma garrafa à vista na secretária, enquanto trabalha. Isto faz com que, inconscientemente, se beba mais água. Neste caso, optar pelas garrafas de vidro é uma escolha mais consciente em prol do meio ambiente.
Colocar a água num local estratégico da sua casa. Nos dias em que está mais tempo em casa, procure colocar uma garrafa de água num local em que passe várias vezes durante o dia. Desta forma, cada vez que olhar para garrafa faça um esforço e beba um pouco.
Água aromatizada. Para aqueles a quem o sabor não agrada, uma boa opção será aromatizar a água com frutas ou ervas aromáticas, como a hortelã e menta. A canela também é uma boa opção e dá um sabor muito agradável à água.
Chá. Desde que não coloque açúcar, beber infusões e chás, para além de hidratarem, têm funções que beneficiam a saúde, não só a nível gastrointestinal, como nas alterações de humor.
Definir objetivos. Marcar na própria garrafa as horas para já ter bebido uma quantidade certa de água. Por exemplo: um traço a meio da garrafa que diga 10h e até a essa hora essa quantidade já deve estar bebida.
Este artigo foi escrito na íntegra por Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde, parceira Fitness Hut.
Catarina Sofia Correia
Nutricionista Catarina Sofia Correia (4182N) | Clínica Tejo Saúde Parceira Nutrição Fitness Hut Grupo ViVaGym
Nutricionista Catarina Sofia Correia (4182N) | Clínica Tejo Saúde Parceira Nutrição Fitness Hut Grupo ViVaGym
previous post
Livros ideais para uma vida mais saudável
next post