Vamos falar de burpees? A maioria considera-os o verdadeiro amor-ódio do fitness e são, muitas vezes, feitos quase por obrigação. Pois bem, fique a saber que são dos exercícios mais eficazes num treino. Trata-se de um exercício multiarticular que permite trabalhar diferentes grupos musculares em simultâneo. É o caso do músculo das pernas, glúteos, core, peito e braços.
A prática correta permite um significativo aumento de massa muscular, perda de peso, resistência cardiopulmonar e coordenação motora.
Conheça os vários benefícios dos burpees, assim como alguns cuidados a ter.
Como se faz um burpee corretamente?
O burpee é composto por três movimentos: flexão dos braços, flexão das pernas e salto, por esta ordem. O exercício começa por realizar uma flexão dos braços até encostar quase o peito ao chão. De seguida, flexiona-se o quadril numa posição próxima do agachamento. Finaliza-se com um salto, se possível com os braços levantados.
Benefícios dos burpees:
Tonifica vários músculos diferentes ao mesmo tempo
Um só exercício é capaz de tonificar desde o core, braços (quadríceps), pernas, glúteos e lombar.
Aumento da massa muscular
O burpee permite tonificar eficazmente os músculos, garantindo um corpo forte e saudável. O fortalecimento dos músculos leva a um aumento da taxa metabólica, assim como o nível de energia no organismo.
Fortalece o sistema respiratório e a frequência cardíaca
O movimento do corpo da posição vertical para a horizontal faz com que o organismo acelere a respiração e a circulação do sangue, melhorando a capacidade cardiorrespiratória.
Aumento da coordenação corporal
Essencial para a prática de outros exercícios ou modalidades. Há um melhoramento do equilíbrio, o que previne a instabilidade corporal.
Perda de massa gorda
Dada a frequência respiratória e o metabolismo acelerado que os burpees exigem, leva a que o corpo queime mais calorias, quando praticado em alta intensidade.
Aumento da força física e da resistência
É um exercício que exige bastante força para que os praticantes consigam ir ao chão e se levantem num salto rápido. O exercício não exige apenas a aptidão física e cardiorrespiratória, mas também grande força nos braços e pernas.
Fortalece ossos e músculos
O burpee integra um grupo de exercícios paliativos que exercem uma grande força nos músculos, que após a execução do movimento contraem. Assim, são estimulados e fortalecidos, com a vantagem de beneficiar também os ossos, ao passo que há um melhoramento do conteúdo mineral dos mesmos.
Pode ser feito em qualquer lugar
É um exercício que não exige qualquer tipo de máquina ou acessório, podendo ser realizado tanto num ginásio como no chão da sala, em casa.
Melhora a autoconfiança
Além de melhorar a condição física, melhora em grande escala a autoconfiança de quem os pratica. São exercícios muito desafiantes e o facto de serem tão exigentes de realizar no início leva a que a sua prática estimule um melhoramento da autoestima e autoconfiança.
Cuidados a ter
É um exercício que requer alguns cuidados e atenção à sua execução para evitar lesões musculares ou qualquer tipo de perigo. Deve realizar ao seu tempo e ao seu ritmo, assim como as repetições que conseguir. Mais vale começar a um ritmo lento e com menos repetições e ir aumentando a intensidade com a prática. É recomendada a supervisão de um profissional da área do desporto que possa orientar e corrigir a postura durante a execução.