Totalmente adaptado para praticantes de desporto, este pão de banana é rico em fibras, proteína e promove, ainda, um efeito termogênico, tornando-se uma excelente opção de pré e pós-treino. Um verdadeiro boost de energia! Esta receita é saudável, simples e descomplicada, partilhada por Paula Gomes.
Pode, também, participar no próximo showcooking orientado pela Paula Gomes, no Porto, onde poderá recriar receitas sem glúten, sem lactose, sem açúcares refinados, dando total prioridade a produtos de origem biológica, frescos e cereais integrais. Mais informações aqui.
Ingredientes:
- 2 ovos grandes bio
- 2 + 1/2 chávena de farinha de aveia (usei flocos que triturei até obter uma farinha não muito fina)
- 4 bananas bem maduras
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de vinagre de cidra
- 2 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de canela
- 1 pitada de noz moscada em pó
- 1 pitada de cravinho em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de extrato de baunilha
- 1/4 chávena de açúcar de coco (ou mascavado)
- 1/4 chávena de bebida vegetal de soja 0% açúcares
- 5 ameixas secas sem caroço
Modo de preparação:
Numa taça, vamos começar por misturar os secos e reservar. Numa outra taça, vamos amassar 3 bananas até obter um puré, juntamos os ovos, a bebida vegetal, a essência de baunilha e batemos bem com um fouet. Pré-aquecemos o forno a 170°C.
Por último, vamos juntar a mistura líquida à seca e mexer muito bem. Acrescentamos o vinagre de cidra e as ameixas, previamente picadas, e envolvemos tudo. Vamos virar a massa para uma forma retangular, forrada com papel vegetal, decoramos com uma banana fatiada, longitudinalmente, e polvilhamos com canela. Levamos ao forno cerca de 45/50 minutos. Convém ir testando a textura com um palito.
Deixamos arrefecer em cima de uma rede. Está pronto o nosso pão de banana.