É uma novidade no mundo do fitness e tem já conquistado vários “adeptos” em todo o mundo, mesmo sendo uma modalidade exigente e desgastante. É a conjugação perfeita, ainda que um pouco estranha à primeira vista, de duas tendências muito destinadas à perda de massa gorda e para tonificar o corpo. Falamos de boxcycling que, traduzido à letra, resulta da união do boxe com o cycling e promete resultados mais rápidos e eficazes.
Como se pratica?
Esta modalidade consiste em exercitar a parte dos músculos superiores, nomeadamente os braços e core, enquanto que tonifica os membros inferiores. Caracteriza-se por exercícios de alta intensidade que combinam pedalar a velocidades alternadas e movimentos clássicos de boxe, para ativar a musculatura do tronco superior e tonificar os membros inferiores. Qualquer pessoa pode experimentar, ainda que, dada a exigência desta modalidade, seja mais aconselhado a pessoas que já praticam exercício físico com regularidade e têm maior resistência. É uma modalidade que só pode ser praticada em bicicletas estáveis.
Benefícios do Boxcycling:
- Permite tonificar várias partes do corpo em simultâneo, mais do que quando se pratica apenas cycling
- Ajuda na diminuir a acumulação de tecidos adiposos
- Promove maior libertação da tensão muscular
- Permite um gasto de cerca de 700 calorias por hora
- Contribui para a melhoria da autoestima e sensação de bem-estar, diminuindo o stress
- Melhora o equilíbrio e a coordenação
- Ajudar a corrigir e melhorar a postura
Ainda que não existam muitas aulas em ginásios específicas para esta modalidade, pode sempre ser praticada autonomamente. Basta, para isso, executar alguns golpes/movimentos de boxe enquanto que pedala (numa bicicleta estática). Torna-se, também, uma forma menos monótona de pedalar.