O grupo dos citrinos constitui grande parte das riquezas alimentares que devemos aproveitar e ter por perto durante o inverno. Fontes ricas em vitamina C, são fundamentais para garantir ao nosso organismo uma benéfica quantidade de nutrientes, fibras e minerais, que este necessita para o seu bom funcionamento.
Além disso, são dos grupos de frutas mais energéticos, destacando uma função de proteção do nosso organismo contra gripes e constipações, graças ao alto teor em flavonoides, que são responsáveis pela atividade antioxidante e anti-inflamatória. A vitamina C, aliada ao consumo de alimentos ricos em ferro, torna a absorção deste mineral ainda mais eficaz.
Do grupo dos citrinos podemos destacar:
Laranja
A famosa fruta de gomos firmes e um sabor, que ora é doce ora é ácido, revela-se particularmente interessante por conter na sua composição uma forte presença de vitaminas C, A, B1, B2 e B3, sendo uma fonte rica em minerais, além de ser uma fruta baixa em calorias. Dos incríveis benefícios desta fruta, destacamos:
- Reforço das defesas do organismo;
- Prevenção de gripes e constipações;
- Controlo da pressão sanguínea;
- Combate ao colesterol mau;
- Melhoramento de problemas digestivos e intestinais;
- Correção da acidez excessiva do organismo;
- Estimulação do sistema circulatório.
Tangerina
Também muito apreciada é a tangerina. Uma fonte rica em vitaminas (como a vitamina A), fibras, flavonoides, minerais, antioxidantes e potássio. Graças às suas propriedades nutricionais, é uma fruta muito importante para melhorar a saúde intestinal, estimulando o sistema imunitário. É essencial para a prevenção de doenças cardíacas, contribui para a diminuição do colesterol mau, previne e controla a Diabetes, melhora a digestão e atua como um calmante natural.
Limão
Riquíssimo em nutrientes, minerais, fibras e vitaminas, o limão é um citrino que está sempre presente em qualquer cozinha. Inserido em limonadas caseiras ou enquanto tempero de diversos pratos, é um excelente aliado do sistema imunitário, prevenindo eficazmente o aparecimento de gripes e constipações, especialmente quase usado na preparação de um chá quente com mel. Dos seus benefícios podemos destacar:
- Ajuda no controlo da prisão de ventre;
- Acelera processos de cicatrização;
- Diminui a sensação de inchaço abdominal;
- Redução da pressão arterial;
- Alívio de possíveis dores de garganta;
- Prevenção do envelhecimento precoce;
- Prevenção de alguns tipos de cancro;
- Combate à anemia.
Clementina
Da mesma família que a tangerina, surge uma fruta com um travo mais adocicado, mas igualmente saboroso: a clementina. Esta fruta rica em vitamina C é essencial para fortalecer o nosso sistema imunitário na altura de inverno. Dos seus diversos benefícios nutricionais, destacamos: uma fonte rica em antioxidantes, reforço do sistema imunitário, previne o envelhecimento precoce, estimula o bom funcionamento do sistema digestivo, promove o alívio do stress e estimula a produção de colagénio.