Neste Dia Mundial da Atividade Física centramo-nos numa vertente que consideramos fundamental: o impacto positivo da prática desportiva na nossa saúde mental e o quanto pode influenciar o nosso bem-estar e disposição diária. Da mesma forma que a sua prática promove uma série de benefícios, a sua ausência também pode comprometer e prejudicar a nossa saúde em muitos aspetos – até menos óbvios.
A importância da prática regular de atividade física promove vários benefícios em todas as fases da vida, tanto nas crianças, como nos adultos ou idosos, sendo sempre importante adaptar a prática à idade, condição e resistência da pessoa.
O impacto (positivo) do desporto na saúde mental
- Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a aprendizagem, a memória e a concentração.
- Melhora a disposição diária, o humor e a qualidade do sono, prevenindo o stress ou a ansiedade e promovendo o bem-estar.
- Aumenta a produção de neurotransmissores responsáveis pela reparação celular do cérebro.
- Estimula o crescimento de novas células nervosas.
- Previne o aparecimento de doenças mentais e retarda o envelhecimento do cérebro.
Segundo o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, promovido pela DGS, recomenda-se que os adultos pratiquem cerca de 150 minutos por semana, de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividades vigorosas. É muito importante variar na prática, alternando entre atividades que reforcem a força, a capacidade motora e a resistência física. No caso das crianças e adolescentes, recomenda-se que pratiquem, no mínimo, 60 minutos de atividade semanalmente, o que se assemelha a três vezes por semana (entre 20 a 30 minutos).
Há diversas formas de incluir a prática desportiva na sua rotina:
Corrida/Caminhada
Seja de manhã, ao final do dia ou a qualquer altura do dia, as atividades ao ar livre, como a corrida ou a caminhada, promovem vários benefícios essenciais, tornando-se exercícios complementares a uma prática de atividade física regular. Dos vários benefícios que promovem, destacam-se a melhoria do bem-estar (físico e mental), da coordenação, da autoestima e do equilíbrio, entre tantos outros. Existem ainda várias formas de potenciar a sua corrida ou caminhada, tornando a prática ainda mais eficaz.
Saiba mais aqui.
Yoga
Esta prática tem como objetivo estimular o corpo e a mente, recorrendo a exercícios que visam: controlar o stress e a ansiedade; melhorar o equilíbrio; prevenir e tratar de lesões.
Saltar à corda
Trata-se de uma atividade cardiovascular com enormes benefícios para a saúde, sendo que qualquer movimento de salto é ótimo para trazer mais eficácia à prática desportiva.
Ciclismo/bicicleta
A intensidade pode variar consoante a condição física de cada atleta, mas, no geral, é sempre uma excelente modalidade para garantir um elevado gasto calórico e uma maior eficácia ao nível da tonicidade.