Os minerais desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção dos tecidos do corpo humano, especialmente ao nível do sistema músculo-esquelético. Assumem também um papel importante para a produção de energia e o consumo de oxigénio.
Tal como acontece com todos os minerais, o magnésio também não é produzido naturalmente pelo organismo e tem de ser fornecido através da alimentação ou pela ingestão de suplementos alimentares. O magnésio é um mineral essencial à vida, assumindo funções vitais ao nível da saúde dos ossos e na regulação da insulina e da glicemia, tornando-se fundamental na prevenção de Diabetes ou de outras patologias. Atua ainda ao nível das reações metabólicas, promovendo uma correta absorção e metabolização de cálcio, bem como no metabolismo da glicose.
Os minerais são componentes fundamentais para o metabolismo celular, desde o nível baixo de funcionamento à alta atividade dos órgãos principais.
Sintomas de carência de magnésio
Os sintomas da falta de magnésio não são tão evidentes como acontece com a carência de ferro, por exemplo, principalmente em pessoas saudáveis. Ainda assim, tornam-se mais pertinentes em casos de Diabetes ou outras patologias. Alguns dos sinais são os seguintes: ansiedade, irritabilidade, hipertensão arterial, tremores, espasmos musculares (cãibras ou dores lombares), taquicardia ou obstipação.
Alimentos como sementes de girassol, sementes de abóbora, espinafres, brócolos, cajus, chocolate negro, quinoa, abacate e tofu são alguns dos alimentos mais ricos em magnésio. A dose diária recomendada é facilmente atingida ao seguir uma alimentação saudável e equilibrada.
Alimentos ricos em magnésio:
- Sementes de girassol, de abóbora e de linhaça
- Banana
- Amêndoas, nozes e amendoim
- Aveia
- Espinafres
- Brócolos
- Salmão
- Rúcula
- Couve-de-bruxelas
- Abacate
- Tofu