Ainda que pequenos em tamanho, os benefícios dos mirtilos são enormes. Com um sabor agridoce, das várias propriedades nutricionais dos mirtilos destaca-se a riqueza em antioxidantes. Há quem os coloque no patamar dos superalimentos, dados os vastos benefícios para a saúde que atuam em vários níveis: saúde mental, saúde da pele, controlo da pressão arterial ou melhoria da memória. Interessa, por isso, conhecer o impacto positivo que o consumo de mirtilos (e frutos vermelhos em geral) promove à nossa rotina alimentar e formas de os introduzir na alimentação.
Designados cientificamente como Vaccinium myrtillus L, os mirtilos são predominantes nas estações mais quentes, mas é em ambientes mais húmidos que a produção é mais favorável. Em Portugal, é muito comum encontrarmos plantações em regiões montanhosas do Alto Minho ou da Serra da Estrela, mais propriamente em locais com um ambiente que assegure um desenvolvimento natural – preservando todos os benefícios deste fruto.
Baixo em calorias, os mirtilos são ricos em nutrientes, mais concretamente:
- Altos níveis de antioxidantes
- Fonte rica em vitamina B e C
- Alto teor em fibra
- Grandes quantidades de magnésio, ferro e cálcio
Quanto mais escura for a cor do mirtilo, maior será a concentração em fitoquímicos, sendo que o interior revela um sabor intenso e agridoce, que se revela muito interessante para saborear a fruta isolada ou combinada com outras texturas.
Combate dos radicais livres
Considerados agentes agressores externos, os radicais livres estão relacionados com a nossa exposição a situações de stress, poluição ou radiações solares, entre outros fatores que provocam danos ao nível interno e externo. Os altos valores de antioxidantes presentes na constituição nutricional dos mirtilos promovem um combate e estabilização do impacto destes radicais livres, impedindo a oxidação de outras moléculas. Esta capacidade é crucial para atrasar o envelhecimento da pele, sendo que atua ainda na proteção do organismo.
Melhoria da função cerebral
O combate dos radicais livres responsáveis pelo stress oxidativo promove o atraso do envelhecimento do cérebro e estimula a memória.
Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue
Ricos em fibra, mas com níveis baixos de açúcar – comparativamente com as restantes frutas – os mirtilos auxiliam a baixar os níveis de glicose no sangue. O consumo de mirtilos aquando de uma rotina alimentar saudável promove a saciedade, reduzindo o apetite. É por isso um excelente aliado à perda de peso.
Controlo da pressão arterial
Há estudos que comprovam que o consumo de mirtilos pode auxiliar a reduzir os níveis de pressão arterial, sendo aconselhado a pessoas com hipertensão. Além disso, o consumo promove a saúde cardiovascular.
Formas de consumir mirtilos na alimentação
- Ao natural – é uma fruta ótima para saborear a qualquer altura do dia.
- Como acompanhamento de papas de aveia, panquecas ou iogurtes.
- Em batidos de fruta ou sumos naturais.
- Incorporados em receitas saudáveis, como bolos.