A maneira como nos alimentamos pode condicionar, em grande escala, a nossa disposição diária. É fundamental optar pelos alimentos que fornecem mais energia ao organismo, de forma a garantir que fornecemos ao mesmo as quantidades de nutrientes, fibras e vitaminas que este necessita.
Desta forma, fizemos uma seleção dos alimentos mais energéticos, que deve procurar ter consigo durante o dia.
Água: manter o corpo hidratado ao longo do dia é fundamental, garantindo o bom funcionamento do organismo ao nível do metabolismo.
Oleaginosas: nozes, amêndoas ou avelãs são alimentos que possuem magnésio, fibra, proteína e nutrientes. São ótimos snacks para enganar a fome e promovem uma maior sensação de saciedade por mais tempo, evitando que esteja sempre com apetite.
Ovos: são uma excelente opção para um pequeno-almoço nutritivo ou um lanche saudável, dado que que possuem bons níveis de ferro e proteína.
Sementes: as bagas de goji, por exemplo, são ótimas para aumentar os níveis de energia no corpo.
Banana: é uma fruta rico em magnésio e uma fonte de fibras e minerais, importantes para diminuir a sensação de esgotamento físico e contribuindo para melhorar a disposição.
Chocolate negro: é um bom estimulante, com uma ação semelhante à da cafeína. Tem a capacidade de melhorar o humor e garantir mais energia ao longo do dia.
Mel: um adoçante natural que contém uma boa fonte de vitaminas e minerais, promovendo a melhoria dos níveis de energia do organismo.
Quatro dicas para se manter mais enérgico:
- Manter uma boa alimentação durante o dia;
- Caminhar/correr ao ar livre diariamente;
- Dormir bem, sendo fundamental para que o corpo recupere a energia suficiente para o dia seguinte. O número de horas recomendadas são entre sete a oito por noite;
- Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia, seja ao ar livre, no ginásio ou em casa, preferencialmente exercícios de cardio.