O método Pilates ganhou credibilidade e reconhecimento com a reabilitação de pessoas que possuíam problemas de costas e de pescoço. Os alicerces desta relação são fortes, na medida em que o método solicita a musculatura mais profunda que ajuda a sustentar a coluna vertebral. Sendo assim, um centro forte proporciona uma base forte para um corpo livre de lesões.
Um bom profissional de Pilates, através de adaptações (daí a necessidade de possuir conhecimento da razão dos fundamentos em Pilates, também designados por pré-pilates), conseguirá adequar os exercícios às necessidades individuais dos seus alunos. Mas tudo isto não invalida a consulta de um médico especialista ou outro profissional que esteja envolvido no tratamento dos problemas de costas ou pescoço – fisioterapeuta, quiropata ou osteopata.
E, assim que os mesmos lhe derem “sinal verde” para voltar a exercitar-se, deverá procurar também profissionais habilitados na área de Pilates, de forma a proporcionar-lhe melhorias e mais qualidade de vida, até porque nem tudo é Pilates e nem todos estão habilitados para o exercer.
António Craveiro
Professor de Pilates | Acompanhe o trabalho aqui
Professor de Pilates | Acompanhe o trabalho aqui
previous post
O papel decisivo dos probióticos no nosso bem-estar geral
next post