Está a chegar o Serra da Estrela Bike Challenge 2020, um desafio de ciclismo de estrada, pensado para todos os praticantes amadores, que serão desafiados a cumprirem três etapas, mais concretamente, três percursos que rodeiam o maciço central da Serra da Estrela. O evento acontecerá entre 15 de agosto e 18 de outubro e as inscrições são gratuitas.
Trata-se de um projeto pioneiro no âmbito da nova realidade e respetivas condicionantes que envolvem a prática de desporto em massa. Ao invés dos eventos tradicionais de ciclismo, como acontece com os Grafondos – em que a prova se disputa num determinado dia e hora – neste desafio, os participantes terão uma margem de dois meses para alcançarem o seu objetivo e são eles próprios que escolhem a data (entre 15 de agosto e 18 de outubro) – sendo o primeiro evento deste género a acontecer em Portugal.
Os percursos estão previamente definidos, sendo que a sinalização, o registo dos dados, a validação dos objetivos conquistados e a performance dos atletas podem ser registados através de dispositivos eletrónicos e plataformas digitais amplamente utilizadas pelos ciclistas nos dia de hoje.
Ainda que as componentes de descoberta e superação sejam, por norma, as principais atrações dos ciclistas amadores, este desafio terá também uma vertente competitiva. Para tal, os participantes poderão registar o tempo que demoram a completar os percursos, assim como a respetiva cronometragem dos segmentos identificados em cada um deles – aos quais correspondem algumas das subidas mais icónicas da Serra da Estrela.
Com o objetivo de potenciar a atração deste desafio, serão dinamizadas parcerias com agentes locais, no intuito de garantir aos participantes condições especiais quanto às estadias. Além disso, os participantes serão recompensados com diversos prémios, alguns virtuais outros físicos, atribuídos por sorteio ou para premiar os atletas e as equipas com melhores performances.
Esta iniciativa surge na intenção de contribuir para a consolidação do destino da Serra da Estrela como um ponto de referência para o Turismo Desportivo e, em particular, para o Ciclismo de Estrada, trazendo para o território várias dinâmicas de animação permanente, em torno de um dos seus principais ativos, que passa pela rede de estradas desenhas no único cenário de alta montanha do país.
Esta iniciativa conta com a parceria do Turismo do Centro e dos Municípios de Manteigas e de Seia. Toda a gestão da comunicação e validação dos dados é feita por uma equipa especializada a cargo da Ultra Spirit Sports.
Todas as informações, assim como as inscrições estarão disponíveis no site oficial.