Tiago Ferreira conquistou hoje, 23 de julho, uma meta inédita no seu percurso: ultrapassou as 24 horas em BTT – o que na prática equivale a duas ascensões ao monte Evereste. Este feito em bicicleta todo-o-terreno aconteceu nas proximidades de São Pedro do Sul, próximo da aldeia de Gourim, num circuito florestal com 214 metros se desnível.
As paisagens agrestes da Serra de São Macário guardaram, nas últimas 24 horas, um segredo que poderá transformar-se num novo feito para o desporto português: o atleta nacional da Red Bull cumpriu com sucesso um desafio incomparável em BTT. Sem concorrer desde fevereiro, devido à pandemia, Tiago Ferreira mostrou-se confiante por se apresentar a este desafio com a máxima força e sem o desgaste habitual do calendário de competições. Acerca desta conquista, o atleta afirma: “Estou muito feliz por ter conseguido este objetivo. Pensei que a fase da noite seria a mais complicada, mas acabou por ser a madrugada a trazer o maior peso do cansaço, sobretudo com dores nas mãos e nos pés. Mas nunca pensei em desistir, estava muito bem preparado e tudo correu de feição”, acrescentando: “Vou parar pelo menos três ou quatro dias até voltar a conseguir subir para a bicicleta. Depois segue a preparação normal, pois conto regressar às competições da UCI já em agosto”.
Aos 31 anos, Tiago Ferreira é considerado um dos atletas com mais sucesso no ciclismo português, revelando um percurso recheado de conquistas na modalidade de BTT Cross Country Maratonas que colocou o país, a Europa e o mundo a seus pés.
Para além dos títulos de Pentacampeão Nacional, Bicampeão Europeu e Campeão do Mundo, o atleta de Viseu somou ainda vitórias em provas da Taça do Mundo UCI (XCM) e também na mítica Volta à Catalunha. Pelo meio, ainda vestiu a camisola das quinas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.