No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, assinalado anualmente a 6 de abril, a Direção-Geral de Saúde (DGS) lança um diretório de iniciativas para apoiar a prática desportiva em contexto de isolamento social, numa altura em que o risco de sedentarismo é ainda maior.
“A atividade física tem um papel muito importante na gestão do stress, na promoção de um sono mais tranquilo, na libertação de endorfinas e promoção de emoções positivas e, portanto, é agora mais do que nunca fundamental”, segundo as declarações da diretora do Programa Nacional para a Promoção de Atividade Física da DGS, Marlene Silva, à agência Lusa, continuando: “Esta semana vai marcar também o arranque de um inquérito nacional à população para se poder caracterizar o comportamento de atividade física e o alimentar. É uma iniciativa conjunta dos programas de alimentação e de atividade física, para caracterizar os níveis de atividade física da população em isolamento e o seu comportamento alimentar”.
Este diretório compila diversas iniciativas fornecidas por instituições de ensino superior, entidades governamentais e de utilidade pública, ligadas à atividade física e ao desporto. Face ao atual contexto de isolamento social, quer em situações de confinamento apenas ou teletrabalho, Marlene Silva garante que “é um momento de risco de inatividade física e de sedentarismo”.
Conheça o diretório aqui.
Desta forma, a DGS compilou uma série de iniciativas em curso que visam incentivar e auxiliar a prática desportiva diária. Destas iniciativas, podemos destacar:
- A Universidade do Porto – Centro de Desporto, está a promover a iniciativa UPFit, na qual são partilhadas aulas em direto e vídeos de exercícios para todas as idades.
- A Universidade de Coimbra + BRAIN 4.0 + Santander Universidades lançaram a iniciativa “Como sorrir em tempos de isolamento social?” que pretende partilhar materiais que ajudam crianças e adultos a gerir com a atual situação, sugerindo uma série de exercícios para realizar em casa.
- A Escola Superior de Desporto do Rio Maior – ESDRM lançou o programa #SouDesporto em CASA, partilhando na página de Facebook diversas sessões de exercício físico em direto.
- O Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Desporto de Rio Maior + Escola Superior de Enfermagem de Coimbra lançaram o projeto MIND&GAIT que pretende promover a promoção da autonomia dos idosos, através da melhoria da cognição e capacidade de marcha. O projeto visa o desenvolvimento de uma intervenção combinada, composta por um programa de estimulação cognitiva (por computador e através de terapia animal assistida) e por um programa de atividade física.
Maria Inês Neto
Editora
previous post
Os conselhos da Direção-Geral de Saúde para prevenir o sedentarismo
next post