O Serviço de Treino Personalizado é caro?
Ricardo Alves
Ao contrário do que muitos “gurus da venda de treino personalizado” apregoam, eu pessoalmente acho o Serviço personal trainer caro. Corro o risco de estar quase a cometer uma espécie de heresia junto da Comunidade personal trainer ao partilhar esta minha opinião, mas passo a explicá-la em seguida.
Um dia fui jantar com o meu pai a um restaurante, jantar esse que custou a módica quantia de 150€. Claro que a comida era excelente, o vinho era fantástico e a sobremesa era soberba, no entanto, nunca daria esse dinheiro pela mesma comida, num qualquer tasco. A explicação é simples: o serviço/produto é o mesmo, mas a experiência é diferente. É mesmo disso que se trata: experiência. Os guardanapos eram de pano; a música ambiente era agradável; enchiam-me o copo sempre que o mesmo ficava vazio e o atendimento era bastante simpático. No final, quando fomos pagar a conta, partilhámos a opinião de que afinal nem era assim tão caro. A experiência superou as expectativas.
Com isto, é possível fazer a ponte para o serviço de personal trainer. É certo que as pessoas nos procuram para atingir determinados objetivos, mas se a experiência não for agradável, o cliente/aluno não ficará por muito tempo.
Por isso, deixo aqui algumas atitudes que implemento, no sentido de valorizar a experiência do aluno e minimizar a perceção de custo:
- Estar já à espera do mesmo à entrada do clube para o receber (quando a agenda aperta, a alternativa passa por pelo menos começar o Treino à hora marcada, sem atrasos);
- Apresentação imaculada (badge colocado e farda o mais limpa possível);
- Receção com simpatia, cordialidade e boa disposição;
- Máxima atenção aos pormenores durante o treino. Muito importante este capítulo, por transmitir ao aluno a sensação de que, de facto, estou interessado e preocupado e de que o gasto que ele está a ter comigo tem valor;
- Não tocar no telemóvel, a menos que seja para fazer uma pequena filmagem, devidamente autorizada pelo aluno. O meu único foco é o aluno e o telemóvel é um meio de distração. Ninguém gosta de estar a pagar por um serviço prestado por alguém que está mais preocupado com o que se passa no seu telemóvel do que com o próprio aluno;
- Sem ser invasivo, conhecer minimamente a vida e o dia-a-dia do seu aluno. Saber o nome dos filhos, do namorado, do pai e da mãe, do cão e do periquito; saber que é adepta do clube x ou da banda de música y; saber do que gosta e do que não gosta. No fundo, estar por dentro do que é a sua vida. Isto potencia a criação de laços afetivos com o aluno e fideliza-os a nós. Tomo notas de todas essas informações valiosas que os meus alunos vão partilhando comigo, porque considero fundamental.
- Programar os treinos de forma verdadeiramente individualizada e personalizada, indo de encontro ao que cada aluno precisa. Nunca dou dois treinos iguais. Cada aluno tem as suas caraterísticas e merece, até porque está a pagar por um serviço, ter um treino exclusivo para si mesmo.
Pedir a uma pessoa 85, 100, 200, 300, 400 ou até 500€ por mês para treinar connosco é, efetivamente, caro. Cabe-nos a nós, personal trainers, baixar a perceção de custo e potenciar a sensação de experiência.
No fundo, virar o Value for Money a favor de quem presta o serviço. Acredito ser essa experiência World Class que fideliza os alunos.
Ricardo Alves
Personal trainer no Fitness Hut de Guimarães
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