As flexões são dos exercícios mais conhecidos e, para muitos, dos mais temidos. São exigentes, mas a sua correta execução promove inúmeros benefícios, além de serem essenciais para tonificar os músculos do peito, ombros, braços e zona abdominal.
Uma das grandes vantagens deste exercício é a facilidade de poder ser executado em qualquer lado, uma vez que recorremos (por norma) apenas ao peso do corpo. Desta forma, as flexões podem ser feitas em casa, ao ar livre, no ginásio…onde estiver.
As flexões são exercícios praticados tanto em treinos de força como de resistência, sendo aconselhados a, praticamente, toda a gente. Desde incluídas nas atividades físicas nas escolas, como nos treinos dos ginásios, as flexões podem ser extremamente eficazes, quer na perda de peso ou no ganho de massa muscular.
Para tornar o exercício ainda mais potente, pode aproximar os braços, de forma a tonificar ainda mais os tricípites.
Como executar uma flexão corretamente?
- Comece por se deitar completamente numa superfície plana, de barriga para baixo.
- Coloque as palmas das mãos esticadas no solo e alinhadas com os ombros.
- Vai levantar o corpo, esticando os braços, e tentando manter uma posição reta (de forma a evitar curvar a lombar).
- Com os braços esticados, o corpo deve apoiar-se apenas nas palmas das mãos e nas pontas dos pés.
- Vai voltar a descer sem nunca tocar com nenhuma parte do corpo, à exceção das mãos e das pontas dos pés, no solo.
O objetivo é que vá repetindo, apenas dobrando e esticando os braços. Procure manter o abdominal contraído, assim como os glúteos, para evitar perder a postura correta.
A flexão é um movimento que deve ser executado da forma mais correta, caso contrário pode provocar alguma lesão ou dor posterior ao treino.
Outras formas de executar uma flexão
Percorra a galeria