É o famoso rosto por detrás do Dicas do Salgueiro, um portal de informação útil e sincera destinada a quem procura motivar-se e conseguir manter uma vida mais ativa. Bruno Salgueiro é personal trainer e encara o desporto de uma forma descontraída, mas garante que a disciplina é fundamental para se chegar a algum objetivo.
Esta entrevista é parte integrante da edição em pocket book, disponível aqui.
“A nossa cabeça muda muito depois do treino”
Bruno Salgueiro
Podemos conhecer um pouco dos teus hábitos ao nível do desporto? Tens sempre motivação para treinar?
(risos) Não, mas quem me dera! Chego a um ponto em que a disciplina é mais importante do que a motivação.
Concordas que é nestas alturas, quando falta a motivação, que a ajuda de um personal trainer é fundamental?
Sem dúvida! É sempre melhor ter acompanhamento. Claro que nem toda a gente tem meios para isso e existem outras formas de ir buscar alguma disciplina e informação, nomeadamente vídeos ou livros, pelo que temos imensa coisa à nossa disposição. Há pessoas que têm uma carteira que permite mais, outras que permite menos, mas toda a gente consegue ir buscar ajuda, informação e motivação às coisas comuns do dia a dia.
O que te motiva a praticar desporto?
É pensar um bocado no resultado, não necessariamente a nível estético, embora ajude muito ver o meu corpo a modelar-se, pensar que hoje consigo correr mais do que ontem, que posso saltar mais alto ou ter mais flexibilidade. A nível de performance e estética, pensar no resultado ajuda-me a ser mais focado e a ter essa disciplina.
Olhar para o desporto como uma obrigação acaba por ser uma barreira limitadora?
Claro e para não sentirmos essa barreira devemos começar sempre por fazer alguma coisa que gostamos. Depois, eventualmente, tem de haver sempre alguma obrigação e disciplina. Muito do treino que fazemos tem coisas que são quase obrigatórias ou que deveríamos fazer e as quais não gostamos tanto, mas que são as mais importantes para conseguirmos atingir o nosso objetivo.
Que importância tem o desporto na tua vida?
Eu acho que atua, principalmente, ao nível da perseverança e autoconfiança, porque, tal como a maioria das pessoas, tenho as minhas inseguranças, o que é normal. O meu trabalho é, essencialmente, fazer vídeos e primeiro que eu acreditasse que aquilo que eu digo é algo que os outros deviam seguir, exigiu alguma autoconfiança. O exercício físico ajuda-me muito nesse sentido, porque a cada vez que treinamos estamos a arriscar um bocado e a experimentar coisas novas. Quando faço um treino de manhã, no qual superei ou desafiei as minhas expectativas físicas, sinto que depois tudo se torna um bocado mais fácil. Isso é o melhor que nós retiramos do exercício físico, a componente psicológica e a resiliência mental.
Consideras que é fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada?
Nunca é fácil e principalmente hoje em dia, apesar de não servir de desculpa, tudo o que nos é apresentado anda à volta da alimentação processada, com mais açúcares. A nível de sabor, muitas coisas que não são tão saudáveis ou tão carregadas em nutrientes são as mais saborosas e isto acaba por ser uma dificuldade. Se disser a alguém que vai ter de comer só aquilo que faz bem e não o que é mais saboroso, não é fácil. Requer disciplina, que é um músculo que se treina também.
Continue a ler aqui. Pode descarregar gratuitamente a versão digital do pocket book ou encontrar-nos nas bancas, juntamente com a Revista RUA.
Maria Inês Neto
Editora
previous post
Como ler os rótulos dos alimentos: saiba mais para escolher melhor
next post