São as chamadas corridas de montanha ou Trail Runnings. Tentamos perceber o porquê de tanta gente praticar e adorar esta modalidade, tão desafiante e exigente, e descobrimos que o motivo é muito simples: além de permitem uma maior dinâmica do que as típicas corridas no asfalto, promove inúmeros benefícios a quem os pratica.
Este artigo é parte integrante da edição em pocket book, disponível aqui.
Benefícios dos Trails:
Melhora a resistência
Os trails são difíceis, dada a exigência dos pavimentos irregulares. Promove o aumento das capacidades atléticas e uma tonicidade maior do que nas corridas em asfalto.
Melhora a técnica e performance atlética
O facto de exigir correr sobre superfícies irregulares leva a que o pé se adapte facilmente ao movimento, encurtando e acelerando os passos, assim como o perfeito apoio do pé, garantindo uma melhor performance em outras atividades físicas.
Relaxa a mente
O facto de levar os corredores para o meio da natureza e longe dos centros urbanos, com paisagens únicas e ambientes mais relaxantes, permite aproveitar mais e relaxar a mente enquanto corre.
Permite respirar melhor
Ao passo que nos afastamos da poluição das cidades, no meio da natureza temos a vantagem de respirar melhor, beneficiando o organismo, dada a abundância de árvores e vegetação. Respiramos apenas ar purificado e rico em oxigénio.
Dicas para aguentar um trail até ao fim
- Preparação física: Aproveite para fazer algumas corridas, diariamente, durante uma/duas semanas antes da prova, para que o seu corpo possa aguentar eficazmente o desafio.
- Avaliação física: É importante conhecer o seu estado de saúde, para que possa certificar se o corpo e, mais importante, o coração está apto para esse esforço.
- Definir objetivos alcançáveis: Comece por trails mais curtos e vá aumentando com a prática. Assim que se começa a superar, ganhará mais motivação para continuar.
Continue a ler aqui. Pode descarregar gratuitamente a versão digital do pocket book ou encontrar-nos nas bancas, juntamente com a Revista RUA.