Os alongamentos, assim como os exercícios de aquecimento, são cruciais para garantir uma prática saudável de exercício físico, de forma a prevenir lesões posteriores. Seja um treino de musculação ou uma corrida ao ar livre, os alongamentos assumem um papel fundamental para que consiga alcançar os seus objetivos, quanto à forma física e resistência.
Um treino de força que exija uma forte insistência física nos músculos isquiotibiais (o grupo de três músculos localizados na parte posterior da coxa), é importante que garanta proteção aos tendões e articulações, evitando lesões ou microruturas, durante e no fim do treino.
Os alongamentos podem ser classificados em: passivos e ativos. Conheça as diferenças:
Alongamentos Passivos
São todos os alongamentos que requerem a ajuda de um elemento externo, que pode ser um elástico, a parede ou o auxílio de alguém, que acabam por ajudar a alongar ainda mais e tolerar durante mais tempo o alongamento. Estes alongamentos são importantes para ganhar mais flexibilidade.
Alongamentos Ativos
São alongamentos que garantem mais flexibilidade e resistência. Tornam-se, também, importantes para o aquecimento, antes de iniciar qualquer treino. São movimentos que permitem aumentar o fluxo sanguíneo e melhoram o rendimento físico.
Conheça os benefícios dos alongamentos, mesmo no fim de um dia de trabalho, aqui.