André Rosa é personal trainer e é o responsável pela Academia do Rosa, no Porto, um conceito diferente com treinos mais personalizados, num ambiente familiar e descontraído. Licenciado em Educação Física e Desporto e mestre em Ciências da Comunicação, foi no sul do Brasil que surgiu a ideia de abrir uma academia, mais concretamente, quando tirava uma pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Fomos conhecer um pouco do seu trabalho e a sua perspetiva quanto ao mundo do desporto.
Quando é que o desporto entra na sua vida e qual foi a maior motivação para ser personal trainer?
Sempre gostei de desporto e cheguei a praticar desde artes marciais à natação, bem como desportos coletivos, como futebol e andebol. O meu fascínio pela musculação surge desde muito cedo, recordo-me que na infância os meus “heróis” preferidos eram personagens fortes, como o Hulk, Super Homem, e chamava-me a atenção o facto de eles sempre vencerem os seus inimigos, transmitirem força, imporem respeito, terem sucesso e daí sonhava ser como eles. Inscrevi-me no meu primeiro ginásio com 17 anos e foi aí que percebi que era com o treino que queria trabalhar para o resto da minha vida.
Considera importante a ajuda de um personal trainer para atingir melhores resultados? De que forma pode ajudar?
Claro que sim. Principalmente a nível de segurança, qualidade de treino e motivação. Sem dúvida que ao ser acompanhado por um profissional qualificado, o aluno conseguirá atingir resultados aos quais se propõe de uma forma mais rápida, eficaz e sem qualquer risco de lesão.
O que incentivou a criar a Academia do Rosa?
A ideia de abrir a Academia do Rosa surgiu curiosamente numa conversa com amigos num bar, situado em Porto Alegre, no sul do Brasil, onde este conceito estava muito em voga, e percebi que não havia nada idêntico na cidade do Porto.
O que é as pessoas podem encontrar no seu espaço?
Um ambiente familiar e descontraído, com treinos personalizados mediante o objetivo de cada aluno. Motivação, boa disposição e um treino que não irá esquecer durante 3 dias.
Qual é o seu principal objetivo profissional enquanto personal trainer?
Enquanto PT, o meu principal objetivo é ensinar o aluno a treinar e a saber comer! Os treinos são assim, pensados de forma individual, mediante os objetivos de cada um, garantindo-lhes mais saúde, autoestima e o gosto pelo treino. Dessa forma, o aluno acabará naturalmente por atingir uma melhor condição física e de saúde.
No futuro, que projetos gostava de realizar na sua área profissional que ainda não teve oportunidade?
Gostaria de abrir mais Academias pelo mundo fora, dada a minha paixão por viajar. E, quem sabe, abraçar um projeto ligado ao mundo do futebol.
Maria Inês Neto
Editora
previous post
VANS, uma coleção dedicada aos 60 anos da NASA
next post