Não é fácil reduzir na quantidade de açúcar que ingerimos, mas não é impossível de todo. O açúcar tornou-se num vício e quando consumido em quantidades excessivas pode trazer graves problemas à nossa saúde. Doenças como obesidade, em especial a infantil, Diabetes, hipertensão ou cáries são alguns dos riscos que uns bons hábitos alimentares podem facilmente prevenir.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma dose diária ideal de cerca de seis colheres de chá e que o açúcar simples deve representar 10% da energia consumida diariamente. A redução não precisa de ser feita drasticamente, até porque o nosso organismo entra em carência, mas aos poucos vai-se habituando a novos hábitos.
Fizemos uma seleção de alguns passos que pode adotar para facilitar a redução de açúcar e passar a ter mais cuidados alimentares.
- Reparar nos alimentos que consome e ver em quais pode reduzir a quantidade de açúcar, como, por exemplo, no café ou chá.
- Trocar os lanches à base de produtos cheios de açúcar por alimentos saciantes e ricos em fibra. Um lanche rico em proteína ajuda a manter a energia ao longo do dia. Frutos secos, como nozes ou amêndoas, são ótimas opções e podem ser consumidos como snacks individuais ou no iogurte, por exemplo.
- Saber distinguir entre os açúcares adicionados e os açúcares naturais na informação nutricional dos alimentos, uma vez que aparecem como sendo só “açúcar”. Se ler a palavra “açúcar” é porque é adicionado e quanto mais em cima estiver mais porção dele se encontra no alimento. Procurar produtos que digam “sem açúcar adicionado”.
- Evitar os refrigerantes. Troque os refrigerantes por sumos naturais de fruta, chás ou infusões.
- Encontrar um meio-termo. Se gosta de comer chocolate a seguir à refeição, experimente um chocolate com mais de 70% de cacau.